NOSSA HISTÓRIA

Como nasceu a Igreja Batista Central em Amambai

Foi por intermédio da Primeira Igreja Batista em Ponta Porã, enviando Sr. Evandro Mascarenhas, que sendo residente e membro da Igreja Batista naquele local veio a Amambai para trabalhar a Casa Pinto Costa a convite do Sr. José Pinto Costa, isso em 1938, iniciando os trabalhos batistas em nosso município com cultos domésticos, ele a esposa Luiza e seus dois filhos Paulo e Diógenes.

O irmão Evandro Mascarenhas entrou em contato com a Direção da Igreja Batista em Ponta Porã, que enviaram o evangelista Sr. Dulcino da Silva Matos, onde realizou a primeira visita evangelística na residência da Sr. Constança Pinto. Ficando combinado que naquela noite seria realizado o primeiro culto naquela residência. Ficando assim na História de Amambai como o primeiro Culto Público da cidade.

Já em 1943 o Sr. Dulcino veio residir em Amambai a convite da Igreja Batista de Ponta Porã, foram abertos dois pontos de pregação, desta vez na área rural. Um deles na casa do Sr. Belarmino Lima, no lugar denominado Cabeceira dos Porcos e outro, na casa do Sr. Juquinha, em Arroio Corá.

No início de 1944, o Pastor Valdir Vilarinho passou a residir, com sua família na vila do Patrimônio e organizou a congregação.

No ano seguinte a Missionária Ana Wollerman passa a residir em Amambai e dar continuidade a uma Escola que o Sr. Evandro havia iniciado.

No dia 18 de julho de 1948 foi organizada a Igreja Batista Central de Amambai com 24 membros. Organizada a Igreja, o pastor Valdir Vilarinho foi convidado para pastoreá-la.

No dia 11 de agosto daquele ano foi escolhida a primeira diretoria da igreja, sendo escolhidos para Secretário Sr. Dayen Pereira dos Santos e tesoureiro Sr. Antonio Martins Dutra, sendo decidido nesta mesma data a construção do templo. A Igreja Batista Central sempre foi profícua quanto à enviar seus membros para estudar em Seminários e Escolas de Educação Religiosa, formando pastores e missionários que estão espalhados pelos vários rincões de nosso estado, país e o mundo, cumprindo com o “IDE” de Jesus Cristo.

No Prelúdio da Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira lemos:

Através dos tempos, os batistas se tem notabilizado pela defesa destes princípios:

1º- A aceitação das escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta

2º- O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas.

3º- A separação entre igreja e Estado

4º- A absoluta liberdade de consciência

5º- A responsabilidade individual diante de Deus

6º- A autenticidade e apostolicidade das igrejas."

HISTÓRIA DA IGREJA BATISTA CENTRAL.docx

HISTÓRIA DA IGREJA BATISTA CENTRAL


FUNDAMENTOS DA NOSSA FÉ.pdf

FUNDAMENTOS DA NOSSA FÉ